“Os dois objetivos do Partido são: primeiro, conquistar toda a superfície da Terra; segundo, extinguir de uma vez por todas a possibilidade de pensamento independente.”

Publicado originalmente em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, 1984 expressa um sentimento de advertência sobre o futuro da humanidade.

Neste livro, nos deparamos com uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde todo e qualquer movimento de cada pessoa é vigiado pelo Grande Irmão através das teletelas (sim, esta obra serviu de inspiração para o programa Big Brother).

Além de agir conforme o Partido quer, as pessoas também devem pensar como ele quer, caso contrário, coisas horríveis podem acontecer àquela pessoa.

“Todos os registros foram destruídos ou falsificados.”

O personagem principal, Winston, trabalha no Ministério da Verdade, que tem como objetivo alterar documentos já publicados no passado, tais como livros e jornais, manipulando todas as informações que são acessíveis para a população. Mas Winston não se esquecia da verdade e muitas coisas acontecem com ele.

1984 é um dos livros mais importantes do século XX, e como uma boa distopia, nos faz refletir sobre nossa realidade.

O controle sob a população e a manipulação das informações são os principais aspectos da obra, e são tão reais quanto podemos imaginar.

Difícil não ficar chocada com este livro.

Leitura essencial!

Deixe um comentário